sábado, 6 de fevereiro de 2010

Usar sem receio a moda dos anos 80

24/11/2009

A moda faz-se de idéias novas, mas também de idéias recicladas. Quem não se lembra de vestir peças com padrões "tigreses", dourados e de ter casacos com ombros muito armados? Tudo isso regressou, mas é preciso saber usá-los.

A moda visita o passado em busca de inspiração para misturar com ideias atuais. O resultado pode ser interessante, mas perigoso para quem não sabe muito bem o que fica melhor no seu corpor.

Nos anos 80, a criatividade era acima de tudo colorida, brincando com a mistura de padrões e tecidos, dando brilho a tudo e a todos, sem exceção. Hoje, a moda repuxa um pouco desse brilho, dessa loucura e diversão e remistura com outras tendências. Nas passarelas de todo o mundo, os tecidos tigreses (tigresa) ou leopardo, os dourados, os ombros armados, casacos abaixo das nádegas, calças de lycra justas, tudo isto está in.

Mas é preciso saber usar: um padrão tigresse nunca deve ser usado em mais que duas peças - sapatos e echarpe ou blusa e sabrinas, ou um vestido. Devido ao tipo de padrão, que por si só já é elaborado, todas as outras peças devem ser simples e neutras.

As calças justas de lycra ou pele, também recuperadas dos anos 80, por sua vez (já recuperadas de outros tempos), ajudam a evidenciar tudo num corpo, mas podem ser vestidas aplicando alguns truques para não parecerem vulgares: camisões largos, túnicas, vestidos de comprimento acima do joelho. Quando se opta por este modelo de calças, pode-se calçar sabrinas, botas rasas de cano alto ou médio que ajudam e ficam bem. Os sapatos de salto tem de ser muito bem escolhidos.

Já os ombros armados e salientes ajudam a dar mais corpo e altura, mas são uma imagem bem típica da década do disco. Atualmente, os modelos estão mais elegantes, mais chegados ao corpo, mais proporcionados.

Por último, a cor dourada já invadiu as coleções. Uma vez mais, a regra é não abusar, mas tambem não abdicar. A mulher não deve ter receio de ousar em padrões, cortes e cores mais marcantes, só tem de saber o que lhe fica bem, considerando que o exagero é a "morte do artista"!

Fonte: http://dn.sapo.pt/cartz/moda/interior.aspx?content_id=1429083

Nenhum comentário:

Postar um comentário