quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ilustrações de moda ganham frescor com nova geração de artistas


Jovens ilustradores recuperam arte esquecida na indústria da moda


Antes da popularização da fotografia, o que estampavam as revistas e campanhas de moda eram as ilustrações. Ilustradores como Rene Gurau, Roger Duncan e Mats Gustafson eram os responsáveis por comunicar, através de seus desenhos, as criações e tendências dos estilistas que faziam moda no começo do século 20. Porém, o processo fotográfico foi se tornando cada vez mais barato e, com isso, as ilustrações caíram em desuso. Quer dizer, até agora.

Já faz algum tempo que publicações e ações publicitárias vêm dando frescor a essa perdida arte da indústria. Cada vez mais profissionais recém saídos das principais escolas de moda do mundo dedicam-se às ilustrações de moda. É esse o caso da guatemalteca Marcela Gutiérrez que, depois de se formar na famosa Central Saint Martins, em Londres, foi trabalhar com estamparia para Alexander McQueen. Depois de um longo período assinando algumas das principais estampas da grife, decidiu focar-se exclusivamente em ilustrações de moda, ganhando exposições de seus trabalhos (retratos de modelos quase como editorias de moda pintados) ao redor de todo o mundo.

Aliás, foi depois de uma exposição que realizou em Los Angeles, que a agência 2x4 (que tem como clientes nada menos do que Prada e Miu Miu) a chamou para um dos maiores projetos de moda de sua carreira: painéis gigantes para os interiores das lojas da Prada em Los Angeles e Nova York. Marcela ficou responsável por reproduzir as modelos da campanha de inverno 2011 em ilustrações aquareladas, cheias de emoção - e em proporções gigantescas.


Ilustrações de moda também são a essência da revista recém-lançada Herself. Nela, não existe nenhuma foto sequer, apenas ilustrações de mulheres inspiradoras do decorrer da história, e todas usando os mais recentes looks apresentados nas últimas temporadas de moda. As vantagens são muitas: dispensa-se custos e o penoso trabalho de produção de uma seção de fotos, ganha-se velocidade na comunicação de tendências e informações de moda, e ainda promove novos talentos de uma área ainda pouco explorada, mas com enorme potencial.

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