segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O 1º Desfile de Moda Ecológica atraiu o público no Campolim

Bolsas feitas a partir de sobras de banners publicitários, retalhos e caixas de leite forradas. Nas roupas, tecidos feitos a partir do algodão orgânico e garrafas pets. Foi assim, comprovando que a moda pode ser sustentável que aconteceu, neste domingo, a primeira edição do Desfile de Moda Ecológica de Sorocaba.

Parte do evento ambiental realizado pelo Rotary Clube de Sorocaba Centenário, o desfile foi assistido por mais de cem pessoas que foram até o Parque "Carlos Alberto de Souza", no Campolim durante o final da tarde. A escolha do horário, seis da tarde, foi proposital para aproveitar a luz do dia e economizar energia elétrica.

Divulgar a sustentabilidade e chamar atenção para a conscientização foram os dois principais objetivos do evento que recebeu apoio da Prefeitura, estudantes universitários e voluntários da área de Meio Ambiente. A idealizadora do projeto, Nadia Xocaira explica que a ideia veio da necessidade de fazer um relatório ambiental sobre os impactos causados pela realização de um evento.

Moda ecológica

Nadia, que é da ONG Recicla Bijou apresentou sua criação no desfile. Peças feitas a partir de diversos tipos de sobra como rolo de papel higiênico, caixinha de leite e tecido de sombrinha enfeitaram as modelos, gentilmente cedidas pela Master Produtora e Agência de Modelos. Desses materiais são confeccionados brincos, pulseiras, colares e pingentes.

O uso de sobras também marcou a apresentação das bolsas feitas a partir de lonas usadas em banners de propaganda e com caixas de leite. Esses trabalhos são feitos pelas voluntárias do Nós Mulheres e pelas mulheres atendidas pelo CIM Mulher.

As criações do estilista Ismael Alcam para a ONG Lua Nova também foram feitas dentro da ideologia do "reciclar, reutilizar e reduzir resíduos". Filho de costureira e acostumado com o baixo orçamento de peças teatrais, ele criou peças a partir de retalhos, sobras de tecido e reutilizando peças estragadas.

A velha renda rasgada virou aplique do vestido e do tecido de uma calça fora de moda doada à entidade foi criado um moderno colete. "Como o material usado são sobras e reutilizar é uma ideia fixa, a gente acaba criando peças exclusivas", comemora o estilista. Em breve a Lua Nova deve lançar uma grife própria e as peças serão vendidas para o público em geral, informa o diretor criativo da entidade, Carlinhos Gonçalves.

Nas roupas, a sustentabilidade também está na escolha dos tecidos. Peças feitas a partir de algodão orgânico e garrafas pets foram apresentadas no desfile da Sal da Terra, empresa que abraçou o trabalho de duas cooperativas de Sorocaba e revende as peças feitas por ONGs da cidade.

Meio Ambiente

O evento ambiental começou às 14h e ocupou diversos espaços do parque no Campolim. Ongs apresentaram seus produtos e divulgaram serviços, um workshop sobre sustentabilidade e apresentações musicais também fizeram parte do cronograma.

Como comemora Nadia, uma corrente do bem foi formada e colaboradores voluntários ajudaram a reforçar a importância da sustentabilidade. Ao invés de copos descartáveis para a água, os organizadores distribuíram garrafas do tipo squeezes para os participantes. Tonéis diferentes para lixos orgânicos e recicláveis também foram distribuídos pelo parque. "Graças a Deus conseguimos ajuda, as pessoas gostaram da ideia e ajudaram", diz Nadia. Segundo ela, há a pretensão de fazer outros eventos semelhantes nos próximos anos.

Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=340121

Nenhum comentário:

Postar um comentário