quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Verão marcado por tons naturais e tranças

Na estação que mistura sol e umidade, as luzes californianas e mechas texanas ganham espaço

A chegada do verão com suas temperaturas mais elevadas convidam as pessoas aos clubes e praias e deixam muitas mulheres em dúvida sobre como usar o cabelo neste período que combina sol e umidade. O verão 2011 continua com alguns traços da estação passada, como as luzes californianas e tranças de vários tipos, mas a marca principal são as luzes e mechas com tonalidades naturais. O visual despojado, com repicados e mais volume, tons bege, acastanhados e dourados, que imitam o clareamento do sol, são a aposta dos salões e já começam a fazer a cabeça de mulheres de diversos tipos e gostos.

“O cabelo liso está fora de estação. O ponto agora é trabalhar com nuances para dar brilho ao cabelo e deixar tudo bem natural, como se não tivesse passado pelo salão”, afirmou a cabeleireira Sirlene Oliveira. O ombré highlight, também conhecido como mechas texanas, ganhou popularidade por meio de celebridades como Drew Barrymore e Jessica Biel e promete ser a febre da estação, segundo profissionais da área. A técnica, melhor que as luzes tradicionais, consiste em colorir os fios com um degrade de tons marrom, cappucino, caramelo e mel e manter as raízes na cor natural. Conforme afirma Sirlene, o procedimento é realizado em cerca de duas horas e tem preço médio de R$ 150, de acordo com a quantidade de mechas puxadas. “Ele é mais discreto e também preserva a saúde do cabelo porque dura cerca de três meses”, disse a cabeleireira Cida Freitas, que no momento da entrevista preparava o cabelo da estudante Bruna Carvalho, de Uberaba, com as mechas texanas.

Escolha o corte certo para seu rosto

A escolha do corte certo auxilia a composição do visual para o verão. A tendência, segundo a cabeleireira Sirlene Oliveira, são os cortes repicados do nariz para baixo, de altura média, cerca de 4 centímetros abaixo do ombro. Franjas retas curtas, médias e longas continuam na moda. Os cabelos curtos, preferidos tanto pelas práticas como pelas ousadas, assumem desenhos assimétricos, ao estilo da atriz Guilhermina Guinle, raspados nas laterais e com fios mais longos por cima. O estilo só não é indicado para pessoas com rosto redondo, pois pode acentuar esta característica.

O cuidado com a saúde dos cabelos também é fundamental durante o verão. Produtos à base de óleo de Argan, rico em antioxidantes, são o tratamento mais recomendado para cabelos ressecados por processos químicos. Cabelos com química devem ter acompanhamento de profissional. “Escolher produtos com filtro de cloro e proteção solar, fazer hidratações freqüentes e ter cuidados como não dormir com cabelo molhado e se alimentar bem ajudam”, disse Sirlene.

Tranças estão na moda

As tranças, adequadas a ocasiões formais e informais, estão entre os penteados mais solicitados nos salões. De clássicas, como a trança de raiz lateral utilizada por Marcela Temer, mulher do atual vice-presidente durante a posse da presidente Dilma, às mais despojadas, as tranças devem permanecer durante o verão, atreladas a acessórios como chapéus, fivelas, flores e presilhas. Segundo a cabeleireira Sirlene Oliveira, praticidade e criatividade são a marca principal. “Elas podem ser feitas como tiara, apenas na franja, em um rabo-de-cavalo. São várias formas, mas a trança protege contra o vento e se o cabelo estiver bem tratado e forem usados cremes, mesmo um pouco bagunçada ela pode ser mantida, porque a naturalidade faz parte da estação”, disse.

Para quem não quer depender do salão, mas ainda não sabe trançar os próprios cabelos, a dica é treinar a técnica em cordão de três partes – trança básica - até desenvolver a agilidade e familiaridade necessárias para fazer uma boa trança.

Tendências

- Cortes médios, 4 cm abaixo dos ombros, com pontas desestruturadas
- Mechas californianas ou sun kisses, ou mechas texanas (ombré highlight) com nuances do chocolate ao mel e tons mais naturais são a aposta da estação.
- O volume na raiz é sexy e moderno e deve predominar ao chapado. A estação segue com a inspiração nas atrizes Jane Fonda e Brigitte Bardot.
- Fivelas, laços e flores são os acessórios do verão
- Evitar cortes retos e look chapado

Dicas para um cabelo saudável

Não dormir com cabelo molhado
Optar por cremes e produtos com proteção contra cloro e raios solares
Química exige critério. A melhor opção é sempre procurar um profissional habilitado
Alimentar-se bem e dar preferência a frutas vermelhas, amarelas e verdes


Fonte: http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2011/01/12/51255/verao_marcado_por_tons_naturais_e_t.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário