segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Exposição relaciona arte e tendências da moda

Juntas, moda e arte contemporânea podem ser apreciadas na mostra coletiva ''Outras Perspectivas'', que tem abertura terça-feira, no Espaço TexPrima, em São Paulo.

Tendências da próxima estação que norteiam coleções têxteis da empresa - no ramo há mais de 20 anos - serviram de mote para cinco artistas plásticos: Estela Sokol, Fernando Limberger, Julia Kater, Laura Gorski e Rosângela Dorazio.

Montada em amplo espaço aberto, pelo arquiteto Nahum Levin, a mostra convida o público a fazer espécie de circuito, definido por passarela que atravessa tubos de concreto, previamente destinados a abrigar os trabalhos.

Na exposição, que tem curadoria de Teresa Berlinck, a artista Julia Kater confere ao céu o sentido de tempo. Primeiro, registra lugares que remetem a lembranças. Ampliadas em papel, as imagens são submetidas a cortes de tesoura e estilete. Das incisões, surgem manchas azuis. São trechos do céu/tempo que invadem a realidade fotografada.

Já Fernando Limberger amplia a percepção do ambiente ao articular formas geométricas e jogos cromáticos, tendo o espaço tridimensional como ferramenta de trabalho. Em ''Círculo do Amor'', por exemplo, evoca a simplicidade do jardim japonês tradicional. Produz lugar composto de areia pintada de rosa e cactos redondos, conhecidos como cactos-bolas.

Estela Sokol ainda lembra que as cores são vistas por meio do reflexo da luz. A artista combina materiais pintados para construir objetos e instalações, cujas cores são reverberadas nas superfícies.

A rememoração também é mote de Rosângela Dorazio. Ela submete lembranças a processos de fragmentação e desgaste em meios diversos como gravura, vídeo e instalação. Diante dessas intervenções, configura nova realidade, na qual falso e verdadeiro são alternativas paralelas.

Outras Perspectivas - Exposição. No Espaço TexPrima - Rua Candarai, 589, São Paulo. Tel.: 2171-0194. Abre terça-feira. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h; aos domingos, das 10h às 16h. Até 27/2. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário