quarta-feira, 23 de março de 2011

Calças pantalonas: elas estão de volta na moda feminina do inverno 2011!

O inverno 2011 sequer chegou e já vem assumindo ares mais sóbrios, especialmente, entre as tendências de moda que despontam para essa estação! Rompendo a hegemonia de uma silhueta bem delineada e o longo auge das calças skinny, as confortáveis e sofisticadaspantalonas retornam à alta cena fashion e com força total para a temporada quente que se aproxima, sobretudo, dada à sua constante presença nas coleções lançadas recentemente para as estações frias de 2012!

Peças que marcaram, em especial, a década de 70 e o estilo hippie; essas calças datam de 1940 e sua ascensão na época é associada à guerra, quando as mulheres tiveram de ir para o chão de fábrica e para tal, adaptaram a indumentária masculina com formas mais amplas que não revelassem suas curvas e lhes dessem liberdade de movimento e tanto conforto quanto suas saias e vestidos para trabalharem como operárias.

De lá para cá, as pantalonas – que também são conhecidas como “patas de elefante” – entraram em voga e saíram muitas vezes, sendo que há algumas temporadas temos acompanhado alguns esforços para que elas voltassem, mas foi somente após últimas semanas de moda nacionais e internacionais que elas conquistaram um espaço garantido entre as tendências de verão. A grife Chloé já a trabalhou em sua coleção Inverno 2011 sob aspectos elegantes e ares clássicos; e por aqui, vimos algumas versões encurtadas ganharem espaço no SPFW com o desfile da Maria Bonita.

Coleção inverno 2011 da Chloé com calças pantalona. Foto:Divulgação
Coleção inverno 2011 da Chloé com calças pantalona. Foto:Divulgação
Maria Bonita investe em calças pantalonas para inverno 2011. Foto:Divulgação
Maria Bonita investe em calças pantalonas para inverno 2011. Foto:Divulgação


Atualizadas e sob o título de “flare paints, elas chegam em materiais mais sofisticados, com a cintura alta bem marcada e em opções adaptadas para jeanswear – provavelmente – conquistando inúmeras adeptas na próxima estação. Democrática, essa é uma tendência que cai bem desde nas mais jovens, até nas mulheres mais velhas que podem optar por peças clássicas para aderir às elegantes calças.

Lisas, neutras, coloridas ou estampadas com padronagens sóbrias; o que realmente caracteriza as pantalonas é a sua modelagem ampla; solta ao corpo e que – em geral – segue mais larga em direção à barra proporcionando maior conforto e leveza a essas peças que por mais que surjam renovadas, mantém um apelo retrô de ares boho chic em seu shape tradicional.

Na hora de compor o visual, a dica é apostar em complementos de formas sequinhas e mais justas, já que por si só os modelos que trazem a “boca de sino” ou “pata de elefante” se mostram bastante volumosos. Camisetes podem conferir um apelo ainda mais elegante, use-as por dentro da calça; assim garante uma marcação para a cintura e – caso a barra encubra seus pés –terá ainda a silhueta alongada com esse visual que pode ou não recair em produções essencialmente vintage; depende apenas da coordenação a ser escolhida.

Issa e Burberry Prorsum trabalham as flare pants em suas novas coleções. Foto:Divulgação: Style.com
Issa e Burberry Prorsum trabalham as flare pants em suas novas coleções. Foto:Divulgação: Style.com
Dries van Noten: Calças pantalonas inverno 2012. Foto:Divulgação: Style.com
Dries van Noten: Calças pantalonas inverno 2012. Foto:Divulgação: Style.com
Calças pantalonas de couro na coleção da Diesel para inverno 2012. Foto:Divulgação: Style.com
Calças pantalonas de couro na coleção da Diesel para inverno 2012. Foto:Divulgação: Style.com
Clima boho na coleção feminina inverno 2012 da Gucci. Foto:Divulgação: Style.com
Clima boho na coleção feminina inverno 2012 da Gucci. Foto:Divulgação: Style.com


Sem grandes restrições; as observações ficam por conta da proporção de volume que deve ser inversa à sua altura. Mulheres mais baixas devem dar preferência a modelos com amplitudes menores e cortes mais retos, enquanto às altas podem se beneficiar de barras com grandes aberturas para diminuir – visualmente – alguns centímetros.

Práticas e versáteis – elas vão de um passeio no parque a ocasiões mais refinadas -, as pantalonas têm tudo para saírem do posto de “tendência” e ganharem os looks femininos nas próximas temporadas! Em tweed ou, especialmente, em camurça elas carregam ares vintage e chegam trabalhadas em tons terrosos ou em padronagens que dão conta de conferir à elas um apelo invernil.

Resgatada de décadas passadas, essa novidade chega com tudo e promete ir conquistando as mulheres aos poucos nesse inverno 2011 e se firmar ainda mais nas próximas temporadas, portanto vale começar, aos poucos, a repensar os seus looks e, vez ou outra, substituir àquela justíssima skinny por peças mais largas para que a transição daquelas para às amplas calças pantalonas se torne, um pouco, menos radical!

Nenhum comentário:

Postar um comentário